segunda-feira, 18 de março de 2013

A utilização dos materiais didáticos na Educação Infantil

Fundamental no processo de aprendizagem, a elaboração e escolha de um bom material didático deve levar em conta diversos fatores, o desafio de uma produção didática, especialmente na educação infantil, exige ter claro a concepção teórica assumida pelo educador e ter ao alcance vários instrumentos que podem ser utilizados. A melhor forma de escolher um bom material didático é observar se ele apresenta coerência entre  a proposta pedagógica e as atividades que compõe o material. Outro aspecto que merece atenção, alerta, é se as propostas apresentam fundamentos legais e teóricos integrados. Além disso, é preciso observar se as propostas didáticas estão voltadas para as funções psicológicas envolvidas no ato de aprender, isto é, se as situações de aprendizagem propostas buscam desenvolver a memória, atenção, percepção, pensamento e imaginação.
Pontos Importantes a serem analisados em materiais didáticos:

1° Com a prática da leitura: buscar formar leituras (Literatura Infantil).
2° Recursos que se adequem e integrem todos os eixos do conhecimento.
3° Trabalhar aspectos essenciais da Cultura da infância.

O Material didático é um meio para desenvolver diferentes aprendizagens, e o sucesso do recurso está nas mãos do professor, pois é ele que faz a diferença em sala de aula.
Pensando nisso, apresentaremos a seguir recursos que podem ser utilizados em sala de aula como apoio ao professor.

FONTE: REVISTA CONHECER. CÉLIA CUNHA (PR).

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