Agora aproveitando o ritmo de ideias gostaria de deixar algumas considerações sobre o planejamento e o papel do professor em sala de aula.
Quando
se trata do trabalho e formação do professor, Saviani (1997, p. 130) enfatiza a
necessidade de o professor dominar os conhecimentos específicos da disciplina
que ministra (a matemática, por exemplo); precisa ter um conhecimento didático
curricular, que o oriente como sistematizar esse conhecimento para que o aluno
aprenda; precisa também ter acesso aos conhecimentos produzidos pelas ciências
da educação e sintetizados nas teorias da educação; deve ter uma compreensão
das condições sócio-históricas que determinam a tarefa educativa; e, por fim um
“saber atitudinal”, categoria que compreende o domínio de comportamentos e vivências
considerados adequados ao trabalho educativo (FACCI, 2011, p. 141).
Neste sentido, pensar é importante se pensar em um planejamento que compreenda os conhecimentos sistematizados, a pergunta que fica é: Como? É preciso se pensar nos recursos a serem utilizados por cada faixa etária, o que prende a atenção dos bebês? O que seria mais significativo a eles? E com os maiores? Qual o seu tempo de atenção em relação a histórias, atividades, enfim, o professor precisa está atento a todas as possibilidades didáticas: Fantoches, Histórias, Livros, Teatro, Experiências, etc.
É preciso também ter como eixo do trabalho pedagógico a intencionalidade "O
professor tem uma função mediadora que é realizada por meio de ações
intencionais, conscientes, dirigidas para um fim especifico de propiciar a
instrumentalização básica do aluno de modo que permita que este conheça, de
forma crítica, a realidade social e que, com base nesse conhecimento, haja a
promoção do desenvolvimento individual" (FACCI, 2011, p. 140). Portanto o planejamento deve ser voltado para atividades que promovam o aprendizado, que alcance os objetivos do curriculo, do plano de ação, dos projetos, enfim...
Uma Dica legal para todos: Façam um caderno de Planejamento, do seu jeitinho, com E.V.A, Tecido, Revista, etc... anotem suas ideias e as coloque em prática, a autonomia do professor em sala de aula nasce em seu planejamento ! Todas as vezes que pintar aquela ideia, anote ! Pode não caber no momento mas, uma hora a gente precisa ^^
é só pessoal, até mais ver ♥
Nenhum comentário:
Postar um comentário