quinta-feira, 7 de março de 2013

Criatividade que educa: como ensinar com Hagáque


 “ [...]o uso da tecnologia não como “máquina de ensinar” mas, como uma nova mídia educacional: o computador passa a ser uma ferramenta educacional, uma ferramenta de complementação, de aperfeiçoamento e de possível mudança na qualidade de ensino”.
[Valente, 1993, pág. 6]

Olá! companheiros e companheiras de jornada docente, hoje traremos uma sugestão bem interessante, que aprendemos na disciplina Tecnologia da informação e da comunicação, com a nossa querida professora Daisa para trabalhar com alunos na educação infantil e ensino fundamental. Sabemos como é difícil dar uma aula criativa e que realmente atinja os objetivos de nosso trabalho e planejamento. Por isso concordamos com Valente (1993) e mostraremos como inovar com qualidade.

O que é Hagáquê?


Trata-se de um software desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação.

Como instalar:
1º Acessar o site: http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/downloads.php?lang=pt-BR

2º Ao aparecer a página é só clicar em instalar.  Para que o download se efetive é preciso responder umas perguntas que a Unicamp propõe para conhecer melhor quem acessa essa página ( É um site confiável).

3º Escolher a versão de instalação que melhor atenda  e pronto é só utiliza-lo.

Segue abaixo como que o Hagáquê será exibido para a realização do trabalho:



O que se pode fazer com Hagáquê:
  • O programa da uma série de imagens de animais, pessoas, casas, paisagens etc.. para serem utilizadas, mas  você pode  importar figuras diversas da internet.   
  • Pode-se utilizar diferentes onomatopéias;
  • Utilizar a escrita;
  • Há vários recursos iguais ao Paint;
  • Pode-se inverter a imagem para a posição direita e esquerda, para cima e para baixo.


Enfim,  quanto mais o programa é manuseado mais a história em quadrinhos pode ser aperfeiçoado.

Além disso, o Hágaquê tem um papel muito importante na alfabetização

Pois o processo de alfabetização, a criança deve ser levada a dominar diversos registros e funções da linguagem, diversas formas de estruturação discursiva, cada uma relacionada à determinados contextos e finalidades e a certos usos sociais específicos. Uma das atribuições fundamentais do ensino escolar da língua escrita é a oferta de uma diversidade, a mais ampla possível, de tipos de textos cuja leitura seja estimulada dentro e fora da sala de aula, como sugerem os Parâmetros Curriculares Nacionais [PCN,1997]. Além disso, Hawad [1994] afirma que as atividades de produção de texto pelas crianças devem contemplar, ao mesmo tempo, gêneros e formas diferentes, a fim de sensibilizar o aluno
quanto à necessidade de adequar seu discurso ao interlocutor, à finalidade do ato de, ao tipo da mensagem, entre outros fatores.
Entre os gêneros adequados para o trabalho com a linguagem escrita, sugeridos pelos PCN, encontram-se as histórias em quadrinhos. Na disciplina de artes, os quadrinhos estão inseridos em dois blocos de conteúdo: Expressão e comunicação na prática dos alunos em artes visuais, como as artes visuais no fazer do aluno, e no bloco As artes visuais como objeto de apreciação significativa para contato sensível, reconhecimento, observação e experimentação de leitura das formas visuais em diversos meios de comunicação da imagem.

Educadores viram o quanto de ações pode-se fazer com o Hágaquê, além disso pode ser trabalhado:
  • A coordenação motora das crianças;
  • Letras do alfabeto;
  • Concentração das crianças;
  • Noção de quantidade;
  • As sequências das histórias ( inicio, meio e fim);
  • Trabalhar diferentes conteúdos como por exemplo carnaval, folclore, enfim inúmeras opções.

Logo mais postaremos  história em quadrinho realizada na nossa sala de aula.


Beijos e bom trabalho para todos!

Dispónivel em: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/hagaque/
http://www.niee.ufrgs.br/eventos/SBC/2000/pdf/wie/art_condensados/wie060.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário