quarta-feira, 20 de março de 2013

Vamos cantar! "Quem canta seus males espanta!"

Ei boa tarde a todos os educadores de plantão!

Hoje vamos sugerir um recurso didático que já é muito presente nas escolas e uma ótima alternativa para envolver os alunos nas aulas, sejam eles crianças, adolescentes ou adultos. Além disso, esta proposta pode ser uma forma de potencializar as aulas e de desenvolver outros mecanismos importantes como a atenção, a interpretação de textos, a criatividade, a memória, dentre outros.
É isto mesmo, lá,lá,lá,lá,lá,lá ... Estamos falando da MÚSICA!

A música é um dos conhecimentos que foram acumulados e cultivados historicamente pela humanidade, é uma maneira de se expressar os sentimentos, de se comunicar com os outros, de criar outras maneiras de comunicação. Que delícia se desde bem pequenas nossas crianças na musicalização pudessem ter acesso ás mais diferenciadas músicas, podendo escolher canções com as quais mais se identificar, e de entender mesmo aquelas que não preferirem.

 
 
Mas só cantar com as crianças basta? Será a musicalização rica apenas na educação infantil? Estes são alguns equívocos que um professor pode cometer. Na verdade, a música pode ser um instrumento rico também com crianças de ensino fundamental ou com outras modalidades da educação. Na educação infantil, a música pode ser usada para o conhecimento dos ritmos musicais, das notas principais, que podem introduzir uma temática que irá ser trabalhado e também favorecer a movimentação do corpo. Com crianças maiores, a música pode ser usada como interpretação de texto, interpretação de determinada circunstância ou contexto histórico, podem ser trabalhadas palavras chaves desconhecidas, pode ser usada para criação de paródias, promover musicais para os pais e comunidade, dentre outras possibilidades!

 
Como diria o dito popular: "Quem canta, seus males espanta!" As crianças também têm o direito de experimentar esta riqueza, e os adolescentes e adultos podem aumentar seu potencial musical! Você, como professor, pode utilizar a música para dinamizar suas aulas ou usar uma das opções que destacamos aqui! Há muito que pode ser explorado por meio da música! Bom trabalho e mãos á obra!
 
 
"DEPOIS DO SILÊNCIO, AQUILO QUE MAIS EXPRIME O INEXPRIMÍVEL É A MÚSICA!" Aldous Huxley
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário