quinta-feira, 14 de março de 2013

CIRANDA LITERÁRIA

Olá educadores, hoje falaremos um pouco sobre um recurso muito importante para a nossa prática-se da Ciranda Literária.


Quando lemos um livro que nos encanta, emociona, diverte, compartilhamos com os outros esses sentimentos e tentamos convencê-los de que vale a pena também viver essa experiência, pois certas narrativas nos são tão significativas que nos fazem indicá-las para outras pessoas e convidá-las a fazer a mesma leitura.  Com as crianças, não é diferente. À medida que se envolvem num contexto intenso de leitura, gostam de ouvir novamente as mesmas histórias, solicitar outras, com temas de bruxas, fadas, etc., e também apreciam compartilhar na escola ou em outros lugares as leituras que lhe chamaram mais a atenção. 

Dessa maneiras iremos propor uma Ciranda Literária como sugestão para os educadores de plantão, pois acreditamos ser um recurso importante para a aprendizagem dos alunos. Não daremos uma "receita" mas daremos sugestões para que  a Ciranda Literária ocorra. Para isso fizemos uma listagem de Livros como sugestão para atividades.

Lista de livros sugeridos:

  • O Príncipe sem sonhos;
  • A Aranha Bordadeira;
  • O caso da Lagarta que Tomou um Chá de Sumiço;
  • A verdadeira História da Chapeuzinho Vermelho;
  • O Caso das Bananas;
  • Lilás;
  • Frederico Godofredo;
  • O Pintinho que Nasceu Quadrado;
  • O Tesouro Perdido do Gigante Gigantesco;
  • As Três Perguntas;
  •  Quem tem medo de quê?- Ruth Rocha;
  • Um passarinho me contou- José Paulo Paes;
  • O Pote Vazio- Martins Fontes;
  •  O Lugar das Coisas- Silvana Javano;
  • Ana Levada Brega-Maria de Lourdes Krieger;
  • Conversa para Pai Dormir- Ilan Brenman;
  • Como Começar? Silvana Javano;
  • Quem tem medo do ridículo? Ruth Rocha;
  • A interessante ilha- Marcelo Cipis;
  • O convidado da Raposela- Alex T. Smith;
  • O pequeno Polegar- Maurício de Sousa;
  • O que cabe no meu Mundo PRUDÊNCIA, Brejo, Janaina Alves;
  • O Morcego Bobo- Jeanne Willis e Tony Ross.

Sugestão para a realização da atividade:
  1. Toda a semana cada aluno deverá ler um livro;
  2. Após ler o livro, o professor solicitará a realização de uma atividade sobre o livro que leu para compartilhar com a turma ou com o Ano (Série) diferente da criança. A atividade pode ser um jogo da memória, uma televisão de papel, um reconto da história em papéis grande de papel Canson, cartazes, criação de uma música, poemas, trilhas,  teatro, quadrinhas etc.

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/projeto-ciranda-literaria-troca-indicacoes-581372.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário